Blog

28/02/2020

Já pensou quanto uma micro empresa paga de imposto?

A escolha certa do regime de tributação impacta os resultados do seu negócio.

Desde o primeiro dia do ano até o dia 19 de fevereiro, impostômetro do Brasil já atingiu a marca de mais de 396 bilhões de reais em tributos arrecadados. Em média, o brasileiro trabalhou no ano passado 153 dias só para pagar impostos. O Brasil tem a segunda maior carga tributária da América Latina e uma das maiores do mundo.

Analisar e entender a carga tributária em nosso país é tarefa complexa.Digo até para especialistas. Por exemplo: a maioria das pequenas empresas brasileiras é impactada por 8 impostos diferentes. São eles:

 

É papel do contador orientar o empreendedor qual o formato mais adequado para sua empresa. Ou seja, definir o regime tributário que favoreça a rentabilidade no negócio. Essa preocupação é crucial para todas as empresas, mas, sobretudo, para o micro empreendedor. A taxa de sobrevivência das empresas abertas no país até os dois primeiros anos é muito pequena, poucos resistem. Dessa forma, a orientação de um contador ou de uma boa empresa de contailidade faz toda diferença.

O regime de tributação está diretamente relacionado ao faturamento bruto de cada empresa. Veja alguns exemplos:

 

Segundo levantamento da Serasa Experian, 76,9% do total de empresas abertas no Brasil foram MEIs no ano de 2015. A preferência por esse formato de negócio não surpreende, pois o Micro Empreendedor Individual tem algumas vantagens, como a isenção de certos impostos federais. Mas nem sempre a opção pelo MEI, é o formato mais adequado para seu negócio. Por isso, consultar-se com um contador é garantir a sobrevivência a médio e longo prazo de seu negócio. 

A comparação entre os regimes tributários, por exemplo, a escolha pelo Lucro Real e não pelo Simples Nacional poderia trazer benefícios para a empresa. Mas só estará ciente de tal oportunidade, o empreendedor que tem em sua contabilidade, um apoio estratégico para seu negócio.

 

SEJA TAMBÉM UM CLIENTE

Abra ou migre sua empresa

Entramos em contato com você!