Blog

22/01/2020

QUANTO CUSTA UM EMPREGADO

Para calcular as despesas com os colaboradores várias variáveis devem ser analisadas, e todo empregador deve considerá-las ao fazer uma contratação

Para saber quanto custará mensalmente as despesas de contratação de um empregado ou estagiário, deve-se primeiro considerar as despesas diretas de contratação, que são aquelas pagas ao colaborador como salário e benefícios, e depois as despesas indiretas, que se referem aos encargos que o empresário pagará ao governo.

Há que se considerar que os encargos podem variar de acordo com a categoria profissional somado aos benefícios estabelecidos em Convenções e Acordos Sindicais, além do regime de tributação adotado pela empresa.

As empresas enquadradas no Simples Nacional, não pagam encargos referentes ao INSS patronal, salário educação, riscos ambientais do trabalho (RAT) e contribuições destinadas a Terceiros - Sistema “S”: SENAI, SESI, SEBRAE, SENAR, SESC, SEST, SENAT.

Já para as empresas enquadradas em regimes como Lucro Real ou Lucro Presumido, deve-se incluir na conta os encargos do INSS patronal, salário educação, seguro acidente do trabalho (SAT) e as contribuições destinadas a terceiros citadas acima.

Partindo da premissa que a empresa cumpre à risca todas as obrigações trabalhistas, para se calcular o custo mensal do empregado ou estagiário é necessário somar todas as verbas trabalhistas, a saber: salários, férias + 1/3, 13º salário, FGTS, vale alimentação, vale transporte, seguros e gastos com outros benefícios concedidos ao colaborador.

Somando todas as despesas obrigatórias e encargos sociais com base no ano de 2019, o custo de um empregado com os benefícios abaixo, ficaria da seguinte forma:

      

 

O estagiário não terá vínculo empregatício. Assim a empresa não pagará as despesas como ocorre nas situações acima. O estagiário tem direito a remuneração (bolsa estágio) mais o recesso remunerado de 30 dias a cada 12 meses de estágio (equivalente a férias, contudo sem acréscimo do abono de 1/3). É obrigatório a contratação de um Seguro de Acidentes Pessoais para o estagiário, cujo custo anual em 2019 foi em torno de R$ 180,00 por ano (R$ 15,00 por mês).

Dessa forma, o custo mensal de contratação do estagiário independente da forma de tributação da empresa é o seguinte:

 

Faça um bom planejamento antes contratar um empregado ou estagiário. Avalie a necessidade da empresa e qual contratação irá suprir a sua necessidade. A empresa precisa estar alinhada com a contabilidade para mensurar os gastos, assim é possível evitar custos desnecessários e problemas financeiros ou trabalhistas.

 

SEJA TAMBÉM UM CLIENTE

Abra ou migre sua empresa

Entramos em contato com você!