Blog

12/11/2019

Quer trocar de contador? Saiba como.

A relação entre contador e cliente deve ser sempre baseada em transparência. E no ato do desligamento desta relação, não deve ser diferente. Leia aqui algumas dicas importantes

O novo escritório tem registro junto ao CRC do Estado?

  • Qual o valor agregado do novo prestador de serviço?
  • Ele disponibiliza uma contabilidade consultiva, que irá lhe apoiar na tomada de decisões estratégicas em seu negócio?
  • Quais canais de atendimento o escritório possui?
  • Convide o novo contador para conhecer a sede do seu negócio e os colaboradores que frequentemente irá atender.
  • Estabeleça uma proximidade com o “contato” de sua empresa no escritório novo.

Questões técnicas e formalidades legais

Analise como o sigilo das informações é tratado pela nova contabilidade. Também é preciso tratar das questões mais técnicas no processo de transição de contabilidade. O processo é natural, garantido pelo Código de Defesa do Consumidor, e deve seguir um rito. É necessário informar o cancelamento dos serviços da contabilidade formalmente, inclusive apontando o dia de término do contrato. A antiga contabilidade tem um prazo médio de 30 dias para organizar toda documentação cadastral, contábil, fiscal e pessoal do antigo cliente. É importantíssimo, que a nova contabilidade e o cliente recebam um levantamento da regularidade fiscal dos últimos cinco anos da empresa. Esse levantamento ratifica que a antiga contabilidade cumpriu com suas funções e passa a não ser mais responsável pelas informações contábeis da empresa, a partir da data informada.

A nova contabilidade, por sua vez, deve fornecer o termo de transferência de responsabilidade técnica em três vias: para o cliente; o escritório novo e o antigo. O novo escritório só passa a ser responsável pelos dados contábeis do cliente a partir da data de início estabelecida no distrato e no termo de responsabilidade técnica.

Feito isso, e seguindo as dicas dadas anteriormente, a transição será natural e não prejudicará em nada seu negócio. É hora de estabelecer uma relação de confiança e parceria com seu novo parceiro da contabilidade.

 

 

SEJA TAMBÉM UM CLIENTE

Abra ou migre sua empresa

Entramos em contato com você!